Em 1940, quando o cristal de rocha passou a valorizar-se no mercado internacional, em virtude da 2ª guerra mundial, Benedito Araújo, vindo dos garimpos de São José, Estado de Minas Gerais, tivera conhecimento da existência de garimpos de precioso mineral de vasto emprego nos instrumentos de ótima precisão, na região de Porto Nacional. Dirigiu-se, então, para a localidade onde está constituido o município de Pium e iniciou pesquisas nesse sentido, que foram coroadas de pleno êxito com a descoberta de vastas jazidas. A notícia correu e a convergência de gente garimpeira para o local se fez célere, iniciando-se a formação do povoado que, receberia o nome de Piaus.
Com a extração em larga escala do cristal mister se fazia a construção de estrada de rodagem para escoá-la, do que se desincumbiu de maneira notável um tal de Maracaípe, em rumo a estrada principal da região, no sentido de Anápolis.
Em 06 de setembro de 1948, pela lei nº 30 de Porto Nacional, foi criado o distrito, com partes de Itaobi e do extinto distrito de Macaúbas, com sede no povoado que já se chamava Pium.
O município de Pium foi criado pela Lei nº 740 de 23 de junho de 1953, com terras e sede do distrito do mesmo nome. Comarca de Porto Nacional.
Nossa Senhora do Carmo é a padroeira da festa litúrgica que se realiza anualmente, a 16 de julho, com ritos modos próprios.
O gentílico designativo do povo desse Município é piunense.
Pium, 1970
Fonte: IBGE