Em 11 de julho de 1960, faleceu vitima das adversidades aqui encontradas. Mas já em 1960, o povoado contava com cerca de 8 casas.
Os primeiros comerciantes logo aqui se estabeleceram, muitos homens com visão empresarial que não hesitaram em receber o órgão do Governo Federal SUDENE, que procurou, até o ano de 1972, implantar o projeto de colonização do oeste maranhense, responsabilidade mais tarde passada ao órgão governamental COLONE.
No decorrer do tempo, Zé Doca recebeu centenas de famílias nordestinas (principalmente cearenses) que assim como seu fundador vinham a procura de melhores condições de vida, fugindo das grandes secas do nordeste, e eram aqui assentadas no lotes da SUDENE e posteriormente COLONE.
Em pouco espaço de tempo o povoado de Zé Doca se tornou um grande produtor de arroz, milho, pimenta do reino e farinha. Zé Doca se consolidou também como região importante com a construção da BR 316, se desenvolvendo e tornando-se o maior distrito do município de Monção, superando este em tamanho e número de habitantes.
Em 4 de outubro de 1987, Zé Doca teve sua emancipação política e se tornou município.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Zé Doca pela Lei Estadual n.º 4.865, de 15-03-1988, sendo desmembrado de Monção. Sede no atual distrito de Zé Doca. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.Em divisão territorial datada de 2003 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.
Fonte: IBGE