Paraíba - PB
Nascido pelos idos de 1900, sob várias denominações: Pedoca, Outro Lado, Várzea de Cacimba, servia para pousada e acomodação de descanso das tropas de burro do comerciante conhecido por Manoel Mamoso, que ali encontrava repouso sob a sombra de tradicionais árvores do sertão, quando de suas viagens com destino comercial do Estado do Ceará para o Rio Grande do Norte.
Em 1912, o senhor Pedro Anacleto de Andrade adquiriu de Manoel Mamoso as terras antes ocupadas por este, e que foram denominadas de "Santarém" pelo senhor José Gualbert de Andrade, posteriormente, proprietário das terras.
Historicamente a origem do nome está ligada ao fato destas terras terem como primeiros habitantes os índios Iços-Pequenos, Paiacús e Quincus-Pequenos, oriundos do vizinho Estado do Ceará.
Em 1979, o padre Antonio José Duarte adquiriu, através de escritura pública "compra/venda", do senhor José Gualberto de Andrade as terras que atualmente fazem a cidade de Santarém, à época, existindo apenas um pequeno número de casas construídas de tijolo e taipa, alguns poços amazonas e reduzido número de bovinos, caprinos e suinos.
Em 1981 teve início a construção da Capela São José Operário, padroeiro local, inaugurada em 1983, tendo sido desenvolvido ao seu redor o núcleo urbano do Distrito de Santarém, sob o constante trabalho do padre Antonio José Duarte que tinha a sua família ali radicada, e vendo a situação tanto das terras como de seus poucos habitantes, levantou a idéia de em dias futuro elevar o distrito à categoria de uma cidade.
Com constante trabalho e persistência, ocorreu em 1985, precisamente no dia 13 de outubro, a fundação da Sociedade Educacional e Assistência Social São José Operário, exclusivamente com fins de captar recursos para beneficiar a comunidade, que logo passou a trabalhar para o crescimento de sua terra natal, pois aqui seus pais constituíram a descendência dos Duarte, na fazenda Santarém.
Gentílico: joca-claudinense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Santarém, pela lei municipal nº 5052, de 0607-1988, subordinado ao Município de Uiraúna.
Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o Distrito de Santarém, figura no Município de Uiraúna.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.
Elevado à categoria de município com a denominação de Santarém, pela lei estadual nº 5909, de 29-04-1994, desmembrado de Uiraúna. Sede no atual distrito de Santarém, expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 15-VII-1999, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Alteração Toponímica Municipal
Santarém para Joca Claudino, alterado pela Lei Municipal nº 049, de 09 de novembro de 2010.
Fonte: IBGE