Nesse mesmo ano, chegou ao municipio de São Vicente do Araguaia (hoje Araguatins), municipio este que estava no auge devido a exportaçao da madeira mogno, e castanha do pará, em 13 de junho de 1959 construiu uma casa de palha ás margens do do ribeirão Cachoeirinha, a uma distãncia de 70 km da cidade de Tocantinópolis, aí, nesse local seria o inicio da atual cidade de Cachoeirinha.
Aos poucos, a noticia de que o lugar era bom para a lavoura, foi se espalhando, chegram os lavradores José Pereira Lima, Pedro Fernandes de Sousa e ourtos lavradores.
Em 1970, Raimundo Torres de Araujo, elegeu-se vereador representando o Povoado de Cacheirinha junto a municipio de Tocantinópolis, pela lei municipal de nº 73, de 20-12-63 o povoado foi levado a categoria de Distrito do município de Tocantinópolis.
Pela lei estadual nº 251, de 20-02-91, o Distrito de Cachoeirinha foi desmembrado do muncipio de Tocantinópolis e transformado em Município. Em 03-10-92, foi realizada a primeira eleição para a escolha do Prefeito, Vice prefeito e Vereadores.
Em 01-01-93, o municipio foi oficialmente instalado e seus adminsitradores legalmente epossados. A padroeira da cidade
e festejada no dia 24 de junho.
Fonte: IBGE