Tocantins - TO
O marco histórico do Município de Itapiratins teve início no ano de 1920, com a chegada dos primeiros habitantes à região. O senhor Benedito Pires destacou-se por exercer grande influência no lugar, quando fixou residência e constituiu família, casando-se com a jovem Conceição, isso ocorrido nos idos de 1928. Em 1945, já viúvo, constrói novo matrimônio com Inês Alves Pires, mais conhecida como Sinhá. Benedito Pires refaz sua vida pessoal e começa a prosperar em sua fazenda de criação de gado, expande seus negócios implantando um alambique e abrindo as portas para um pequeno comércio, a fim de atender as necessidades básicas dos moradores do lugar. Em 1962 o povoado da fazenda do senhor Benedito Pires se torna expressivo com a chegada de várias famílias atraídas por trabalho. Podemos destacar alguns nomes: Pedro Reis, Leontino Mangari, Hermes da Silva Pires, Raimundo da Costa, Mariano, Honório, Francisco, João Coelho, Luiz Souto, Anderson Beleza, e Deocleciano.
A primeira escola da região funcionava precariamente em um barracão de palha, onde os alunos tinham que levar suas cadeiras. O primeiro professor do Município foi o senhor Hermes da Silva Pires que lecionava gratuitamente e recebia materiais escolares fornecidos pela prefeitura municipal de Itacajá. No governo Costa e Silva foi construída a Escola Municipal Tocantins, inaugurada em 30 de dezembro de 1969. A partir de 1971 a escola municipal passa a contar com três professores, que são: Hermes da Silva Pires, Genésio Lima e Maria das Graças Aguiar Souto. O povoado passa a receber cada dia mais famílias, atraídas pela escola, em busca de estudos para seus filhos.
O povoamento deve o seu crescimento à implantação dessa Escola Municipal Tocantins.
O nome do município tem como significado a junção do vocábulo Ita = Pedra, Piratins = Do rio Tocantins em homenagem ao belo rio que passa pela cidade.
Gentílico:
Formação Administrativa
Por força da Lei nº 251/91 de 20 de fevereiro de 1991 o Município foi criado, sendo desmembrado do município de Itacajá.
Fonte: IBGE