Tocantins - TO
A história do município inicia no século passado, quando era apenas uma simples fazenda com algumas casas de palhas e, daí o nome de ″ Taipas″, ou seja, casa de palhas, colocado por um viajante desconhecido que por aqui passava em direção a Bahia.
Taipas era então uma fazenda pertencente aos primeiros emigrantes portugueses representado pelo coronel Joaquim Francisco de Azevedo, nascido em 1.847 e falecido nesta cidade em 1.916. Aqui enterrado com as honras de estilo. Com o seu falecimento o seu filho José Francisco de Azevedo assumiu a liderança de toda a fazenda com os seus filhos aumentando assim o povoado, conhecido naquela época como a ″Princesinha do Sertão″ pelo fato das lindas mulheres que aqui residiam.
Com o falecimento do Sr. José Francisco de Azevedo, assume a liderança o seu filho primogênito Joaquim Francisco de Azevedo, grande político que liderou por 50 anos esse município a época distrito da cidade de Dianópolis — TO. Lamentavelmente não viveu o suficiente para ver a sua querida terra emancipada em 1.992, após a chegada triunfal do nosso grande líder José Wilson Siqueira Campos, que através de uma luta histórica criou o estado do Tocantins, permitindo assim, que Taipas se beneficiasse dessa conquista tornado, por conseguinte, hoje uma cidade emancipada.
Além dos grandes nomes que aqui nasceram, não poderíamos de deixar de registrar que também neste município nasceu uma das maiores lideranças políticas dessa região, o Coronel Abílio Wolney, galgando inclusive na condição de político, prefeito de Dianópolis — TO., Barreiras — BA, Deputado Estadual, Deputado Federal, enfim, homem destemido que travou verdadeiras batalhas em defesa da suas convicções e da sua família, após o bárbaro e covarde assassinato do seu pai, pelas forças da policia, a mando do Juiz Corregedor da época na Fazenda Buracão. Falecido em Dianópolis — TO, na década de 60.
Hoje uma cidade com mais de 2.000 (Dois mil) habitantes e dependente de políticas publicas para que a mesma possa buscar a sua redenção definitiva para os seus filhos, conquistando assim um lugar ao sol, onde educação e a saúde possa ser uma realidade.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Taipas, pelo Decreto-Lei Estadual nº 8305, de 31-12-1943, com terras desmembradas dos distritos de Dianópolis e Conceição do Norte, subordinado ao município de Dianópolis.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Taipas, figura no município de Dianópolis.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Pela Lei Estadual nº 4486, de 07-08-1963, o distrito de Taipas, foi transferido do município de Dianópolis para o novo município de Conceição do Norte.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Taipas, figura no município de Conceição do Norte.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Taipas do Tocantins, pela Lei Estadual nº 251, de 20-02-1991, alterada em seus limites pela Lei Estadual nº 498, de 21-12-1992, desmembrado do município de Conceição do Norte.
Sede no antigo distrito de Taipas.
Constituído do distrito sede, instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 1999, o município de Taipas do Tocantins (ex-Taipas), é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Alteração toponímica distrital
Taipas para Taipas do Tocantins, alterado pela Lei Estadual nº 251, de 20-02-1991, alterada em seus limites pela Lei Estadual nº 498, de 21-12-1992.
Transferência distrital
Pela Lei Estadual nº 4486, de 07-08-1963, transfere o distrito de Taipas do município de Dianópolis para Conceição do Norte.
Fonte: IBGE