Minas Gerais - MG
No dia 11 de maio de 1911, chegaram os primeiros desbravadores vindos da região do Córrego Água Limpa, localizado no atual Município de Santa Rita do Ituêto. Os componentes do grupo eram: Marciano José Alves, apelidado de Marciano Bastos, Raimundo Bastos, seu irmão, José Miguel Lucas, José Benfica, José Alves Paixão e José Ilheu, sendo "Ilheu" apelido.
Partindo do Córrego Água Limpa, os componentes do grupo atravessaram o Córrego Pião e daí chegaram ao topo da pedreira do Paredão, de onde vislumbraram o panorama das matas de Santa Rita do Ituêto, e do alto da pedreira fizeram a divisão de suas glebas.
Gentílico:
Formação Administrativa
O distrito foi criado pela Lei nº 336, de 27 de dezembro de 1948, no termo do município de Resplendor.
O município foi criado pela Lei nº 2.764, de 30 de Dezembro de 1962, com território desmembrado do Município de Resplendor. Na ocasião de sua criação, o Município de Santa Rita do Ituêto era composto por um único distrito.
Posteriormente pela Lei nº 6.769, de 13 de maio de 1976, foi criado o Distrito de São José do Ituêto.
Em 29 de Novembro de 2002, foi criado o Distrito de Alto Pião. Atualmente, o município é composto por 03 distritos: Santa Rita do Ituêto (sede), São José do Ituêto e Alto Pião.
Fonte: IBGE