O município de Glória dOeste tem sua origem na ocupação ordenada da região por colonos paulistas, que adquiriam os seus lotes das mãos de proprietários maiores. Estes faziam as vezes de colonizadores, mas em proporções bem modestas.
A primeira denominação da localidade foi Cruzeiro dOeste. Era uma referência meramente alusiva ao encontro de duas estradas, formando uma cruz. Nesse entroncamento, nessa encruzilhada formou-se o povoado. Este nome foi sugerido por alguns padres que, vindos de Cáceres, frequentavam a corrutela pioneira. O termo "dOeste" servia para designar a posição geográfica do lugar em relação ao Estado de Mato Grosso.
O município foi criado em 20 de dezembro de 1991. Porém, o município não pode adotar oficialmente o nome Cruzeiro dOeste, já tradicional, por existir um outro município, no Estado do Paraná, com o mesmo nome.
Foi realizado, então, um plebiscito na cidade para a escolha de um novo nome. A sugestão de Glória dOeste foi a de maior receptividade, pois continuava com o termo "dOeste", e o nome Glória caiu nas graças da comunidade que se sente orgulhosa dele.
A Lei Estadual nº 5.911, de 20 de dezembro de 1991, criou o município.
Fonte: IBGE