Mato Grosso - MT
A denominação original do município é Projeto Ipiranga, tendo surgido de um projeto de colonização dentro do município de Tapurah. Com o passar dos tempos o nome foi alterado para Ipiranga do Norte, mantendo o nome original e acrescentado o termo "do Norte", para diferenciá-lo de município homônimo e localizá-lo geograficamente em Mato Grosso.
Com o crescimento econômico e populacional pleiteou-se a emancipação política, conseguida através da Lei Estadual nº 7.265, de 29 de março de 2000, de autoria do deputado José Riva e território desmembrado de Tapurah.
Apesar dos esforços não houve eleição municipal em Ipiranga do Norte, em 03 de outubro de 2000, consequentemente não houve a instalação do município que continua com funções de distrito do município de Tapurah.
Um dos grandes incentivadores da criação do município foi o vereador Orlei José Grasselli, do município de Tapurah e residente no então Projeto Ipiranga, que presidiu a reunião que visava à consulta plebiscitária.
A reunião ocorreu nas dependências da Escola Municipal de 1º Grau Nossa Senhora Aparecida e participaram também as seguintes pessoas: Valmir Canever, Miguel Valdemar Ramos, Inês Carmem Manfrim, Sady Zanatta, Luíz Carlos Lopes Escobar, Valmir Fanguetto, José Augusto Leite Fernandes, Messias Alves Dias, Paulo Centenaro, José Roberto da Silva e tantos outros, todos moradores do Projeto Ipiranga. Em 21 de março de 2000, o então presidente do TRE/MT, Desembargador Orlando de Almeida Perri, expediu ofício nº 58/00 comunicando a homologação do resultado favorável da consulta plebiscitária para a criação do município de Ipiranga do Norte.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação Ipiranga do Norte, pela lei estadual nº 7265, de 29-03-2000, desmembrado de Tapurah. Sede no atual distrito de Ipiranga do Norte (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-2005.
Em divisão territorial datada de 2007, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Fonte: IBGE