Mato Grosso — MT
As origens sobre o nome do atual município de Tesouro remontam às fazendas de pecuária do século XIX. No entanto, as ações desenvolvidas pelos homens em torno da corrutela garimpeira sempre foram na busca de fortuna fácil, na busca do diamante, e de tesouros que os monchões ofereciam, aos bafejados pela sorte.
Dois nomes são muito importantes para a historiografia local: Antonio Cândido de Carvalho, aventureiro, que acabou sendo o "garoto propaganda" das minas diamantíferas do leste mato-grossense, e depois João José de Moraes - o Cajango, que convenceu os seringueiros Feliciano Cezílio de Souza, João Cezílio, José Lício de Araújo e José Luíz a tornarem-se garimpeiros. Cajango forneceu víveres e instruções sobre roteiros a seguir, e desta forma a exploração do rio Garças foi um sucesso. Encontraram diamantes em profusão. Grandes tesouros.
Descobertos os monchões, a cata de diamantes tornou-se intensa, determinando a afluência de novos garimpeiros e consequente surgimento do núcleo de povoamento de Tesouro.
Por ocasião da Divisão Territorial e Administrativa do Estado de Mato Grosso, de 31 de dezembro de 1937, o povoado de Tesouro aparece como distrito do município de Santa Rita do Araguaya. Mais tarde teve seu território jurisdicionado ao município de Lageado (hoje Guiratinga).
Formação Administrativa
Em divisão territorial datada de 31-XII-1937, o Distrito de Tesouro figura no município de Santa Rita do Araguaia.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito figura no município de Lajeado (ex-Santa Rita do Araguaia).
Pelo decreto-lei estadual nº 545, de 31-12-1943, o município de Lajeado passou a denominar-se Guiratinga.
Elevado à categoria de município com a denominação de Tesouro, pela lei estadual nº 664, de 10-12-1953, desmembrado do município de Guiratinga. Sede no antigo distrito de Tesouro. Constituído de 3 distritos: Tesouro, Batovi e Cassununga. Instalado em 01-01-1954.
No quadro fixado para vigorar no período de 1954/1958, o município é constituído de 3 distritos: Tesouro, Batovi e Cassununga.
Pela Lei Estadual nº 1158, de 18-11-1858, é criado o distrito de General Carneiro (ex-povoado), e anexado ao município de Tesouro.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: Tesouro, Batovi, Cassununga e General Carneiro.
Pela lei estadual nº 2051, de 03-12-1963, desmembra do município de Tesouro o distrito de General Carneiro. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Tesouro, Batovi e Cassununga.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Fonte: IBGE