Pará - PA
Foi projetada no início dos anos 1970 por um padre idoso, mas com idéias jovens, que dedicou toda sua vida em prol de praticar o bem e em defesa dos menos favorecidos, dos humildes, que sempre esperavam dias melhores em paz.
Monsenhor Augusto Dias Brito, foi a primeira pessoa a visitar Floresta, quando não se pensava ainda na formação do povoado. Celebrou a primeira missa no dia 31 de dezembro de 1971, época em que na região só morava a família Barbadinho, que vivia constantemente ameaçada pelos índios. Todos unidos com o Monsenhor Agusto construíram o primeiro campo de pouso e a capela para a celebração da santa missa. Após este período, muitas famílias vieram se estabelecer atraídas pelas terras férteis e as vastas pastagens naturais que ofereciam o campo, porém todas com autorização do Monsenhor, pois o mesmo tinha intenção de fazer ali um campo de meditação espiritual.
Entre outros amigos, Dr. Ulisses Vieira, auxiliou grandemente o padre enviando documentos ao Governador do Estado Dr. Alaaid Nunes, nos quais solicitavam 20 glebas de 900 alqueires de terra. Tal solicitação (requerimento) foi publicada no Diário Oficial do Estado do Pará no dia 19 de abril de 1973, criando-se a Colônia com 17 glebas.
Em 1988, aportou na região o empresário José Pereira Barbosa, que acreditando na região implantou uma grande empresa denominada Mineração Vale das Andorinhas. Essa empresa deu grande sustentação econômica e emprego à região, inclusive um de seus maiores e dignos feitos, foi a doação da rede elétrica trifásica à Floresta do Araguaia, contribuindo assim consideravelmente para a arrancada do progresso do povoado.
Gentílico: florestense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Floresta do Araguaia, pela lei estadual nº 5760, de 15-10-1993, desmembrado da Conceição do Araguaia. Sede no distrito de Floresta do Araguaia ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte: IBGE