Em 1892, o fazendeiro e sertanista, o Sr. Inocêncio da Costa, descendeu às margens do Rio Araguaia à procura de um local onde pudesse se estabelecer. Por informação do comandante do Posto Militar de Santa Maria do Araguaia, atual Araguaia, entrou em contato com chefe Indígena Criasse da Nação Caipó de que adquiriu o direito de se instalar na margem esquerda do Rio Araguaia a partir da ponte Norte da Ilha do Araguaia.
O trouxe várias famílias Maranhense que se instalaram nos arredores com o apoio do Governo do Estado do Pará Augusto Montenegro, foi fundado o núcleo do atual município, tendo como Frei da Vila Nova o seu primeiro Religioso. Tendo este fundar a atual cidade de Conceição do Araguaia, foi acompanhado pelo fundador que no entanto retornou ao antigo Povoado, promovendo seu maior desenvolvimento.
No entanto somente em 1937 foi criado o distrito de Santa Maria das Barreiras, continuando com este nome até a criação do município pela lei nº 2.460 de 29 de dezembro de 1961. Foi o seu primeiro prefeito o Sr. Manoel Quirino de Souza. Em 1968. A apartir de 1970 passou por decadência e as enchentes de 1980 e 1981 praticamente liquidara a velha povoação. Está em Projeto de mudança da administração para outro local. O distrito ainda as enchentes do Rio Araguaia foi transferido com desenvolvimento.
Em 1981, devido ainda as enchentes do Rio Araguaia foi transferido o centro do seu desenvolvimento para o povoado de Campo Alegre que hoje representa a maior estrutura do município, onde se concentra instalado um moderno sofisticado frigorífico denominado Atlas Frigorífico S.A., sendo portanto o maior empreendimento industrial do Sul do Pará e um dos maiores Frigorífico do País, assegurando a viabilização das atividades agropecuárias da Regiões Sudeste do Pará, Nordeste do Mato Grosso o Noroeste do Goiás, que vinham encontrando dificuldades na sua expansão, por falta nas proximidades de uma unidade de Abate e industrialização de carne.
Com base nesta sólida estrutura e outros além de grande expansão demográfica, o atual Prefeito Municipal, Sr. Henri Vita está empenhado na transferência da sede do município de Santana do Araguaia para o povoado Campo Alegre.
Gentílico: barreirense
Formação Administrativa
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Conceição do Araguaia o distrito de Santa Maria das Barreiras.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961, o distrito de Santa Maria passou a fazer parte do novo município de Santana do Araguaia. Elevado à categoria de município. Pela esta mesma acima citado.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Santa Maria das Barreiras figura no município de Santana do Araguaia.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.
Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Maria das Barreiras, pela lei estadual nº 5451, de 10-05-1988, desmembrado de Santana do Araguaia. Sede no antigo distrito de Santa Maria dos Barreiras. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.
Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte: IBGE