Paraná - PR
É antiga a movimentação com fins de colonização, datando do início do século XX. Densamente povoada por povos indígenas, floresceu na localidade a propriedade do Sr. Daniel Bueno, às margens do Rio Piquiri.
O nome do lugar surgiu em homenagem a seu primeiro morador, Sr. José Simão, mais conhecido por Jeca Simão, o qual construiu um rancho de pau-a-pique numa das clareiras, ou campina, lugar onde não há mata e sim gramíneas, surgindo então o nome de Campina do Simão.
Em determinado período residiu na região o Sr. José Vicentin - o Bépe Vicentin. Era o único comerciante da localidade e a população acabou sendo beneficiada por seu comércio. Resolveram então homenageá-lo, e denominaram o lugar de Campina do Bépe, denominação que perdurou por 30 anos. A família de Jeca Simão protestou e a localidade voltou ao nome de Campina do Simão.
Gentílico:
Formação Administrativa
Em 26 de fevereiro de 1964, pelo Decreto-Lei nº 4.838, Campina do Simão foi elevado à categoria de distrito judiciário, anexo ao Município de Guarapuava.
O Município de Campina do Simão foi criado através da Lei Estadual nº 11.180, de 16 de novembro de 1995, na sede do antigo Distrito de Campina do Simão, com território desmembrado do Município de Guarapuava. A instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1997.
Fonte: IBGE