A criação do Município de Cândido de Abreu foi fruto da colonização estrangeira em terras paranaenses, com a fundação de núcleos coloniais, na primeira metade do século
XIX.
Em 1847, o médico francês, João Maurício Faivre, sob os auspícios da Imperatriz do Brasil, Dona Tereza Cristina, fundou a Colônia Tereza que mais tarde daria origem aos Municípios de Cândido de Abreu e Reserva. Esse núcleo colonial começou com 87 franceses trazidos ao Brasil pelo Dr. Faivre, às suas expensas, e que, apesar de todos os esforços despendidos, fracassou.
Alguns anos depois do fracasso da Colônia Tereza, imigrantes poloneses, ucrainos, alemães e alguns brasileiros, se instalaram na mesma região e fundaram a Colônia Cândido de Abreu que progrediu graças à atuação de seus moradores.
Com a criação do Município de Reserva, pela Lei Estadual nº 2038, de 26 de março de 1921, Cândido de Abreu passou a fazer parte de seu território.
Não existe citação quanto à sua elevação à condição de Distrito, sabendo-se que, em 26 de novembro de 1954, foi criado o Município de Cândido de Abreu, desmembrado do Município de Reserva.
O nome dado ao município foi em homenagem a Cândido Ferreira de Abreu, que ocupou o cargo de Diretor do Serviço de Colonização do Paraná.
Gentílico: cândido-abreuense
Formação Administrativa
Em divisão territorial datada de 31-XII-1936, o distrito de Cândido de Abreu figura no município de Reserva,
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito permanece no município de Reserva.
Elevado à categoria de município com a denominação de Cândido de Abreu, pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembrado de Reserva. Sede no antigo distrito de Cândido de Abreu. Constituído de 3 distritos: Cândido de Abreu, Teresa Cristina e Três Bicos. Instalado em 21-12-1955.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Cândido de Abreu, Teresa Cristina e Três Bicos.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.
Fonte: IBGE