Paraná - PR
A região consolidou-se com o surgimento da Freguesia de Nossa Senhora do Belém de Guarapuava, mais tarde Guarapuava.
Os tropeiros provocavam grande tráfego e faziam suas pousadas em diversos pontos das estradas, sendo que de um pouso surgiu a primeira formação do que hoje é a cidade de Cantagalo. Durante muito tempo o povoado não evoluiu satisfatoriamente, servindo apenas de ponto de parada de viajantes e tropeiros, e o surto desenvolvimentista deu-se de forma lenta e gradual, com a vinda esporádica de novas famílias, principalmente oriundas dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Segundo crença regional, o nome Cantagalo origina-se de antigo pouso de tropeiros, onde, nas frias madrugadas de inverno, se ouvia uníssona cantiga de galo. Outra versão apresentada é que os tropeiros cantarolavam e apreciavam a melodia sertaneja denominada Cantiga de Galo.
Gentílico:
Formação Administrativa
Em 14 de novembro de 1951, pela Lei Estadual nº 790, foi criado o Distrito Administrativo de Cantagalo, com seu território pertencendo ao Município de Guarapuava.
Pela Lei Estadual nº 7.575, de 12 de maio de 1982, o distrito foi elevado à categoria de município, com território desmembrado do Município de Guarapuava. A instalação oficial deu-se no dia 1º de fevereiro de 1983.
Fonte: IBGE