Os primeiros moradores, atraídos pela possibilidade de implantação da cultura do café, chegaram em 1951 e nas décadas de 60 e 70, o município viveu seu maior pico populacional .Após esse período, em decorrências das Geadas, novas culturas, especialmente o soja e trigo foram sendo paulatinamente introduzida e, por serem culturas mecanizadas , utilizando-se de pouca mão de obra, acabaram por geral desemprego e um significativo êxito. Inicialmente da Zona rural para o Município e posteriormente para município vizinhos e outros estados. Atualmente a área rural do Município é cultivada principalmente com soja, trigo, cana-de-açúcar, milho e mandioca. A partir da década de 90 os Censos Demográficos do IBGE apontam o fato de estancamento do êxito rural e da estabilidade da população. O IBGE aponta para Terra Boa no censo de 1991 ima população de 14.249 habitantes, no censo de 1996 uma população de 14.516 habitantes, no ano de 2001 relata 14.631 habitantes e no ano de 2007 relata 14.588 habitantes.
Terra Boa é banhada pelos rios: São Mateus, Taquarimbé, Rio Ivaí e Ribeirões: Cananéia, Pilarzinho, Azul, Ibertioga, Agar e outros.
A atividade econômica do Município de Terra Boa está ligada á agricultura, avicultura, sericicultura, pecuária e industria, atividades estas de suma importância para o desenvolvimento e progresso do Município.
Terra Boa destaca-se também pela qualidade de vida, onde toda população conta com água tratada, iluminação pública de qualidade, 16,26% de rede de esgoto e 95% das vias públicas são asfaltadas, atendimento diferenciado, abrangente e qualitativo nas áreas de Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura e Esportes.
Fonte: IBGE