Ao redor de uma lagoa, situada nas proximidades de hoje Paraná, tornou-se outrora, um núcleo populacional denominado Lagoa da Serra. Tendo como primeiro habitante e fundador o Senhor Francisco Soares de Andrade, originário da comunidade Sítio Algodão, município de Lastro-PB, tendo sido o primeiro dono legal das terras por compra feita a posseiros oriundos de Icó-CE, em 1888, de nome: Antônio Fernandes. Tendo construído a primeira casa de taipa, onde foi propriedade do Senhor Nestor Pamplona.
Em razão da Lagoa referenciada anteriormente, determinou que fosse chamada de Paraná, por achar bonito esse nome, e por morar as margens da Lagoa um senhor chamado Vicente Paraná, que veio ali residir, trazido pelo senhor Francisco Soares de Andrade, vindo de Santa Gertrudes-PB, e por que todos os habitantes gostavam de se deslocar até a casa do mesmo, ou seja, Vicente Paraná, para visitá-lo, daí todos começaram a dizer que iam para Paraná, ficando assim incrustada na mente dos moradores circunvizinhos, este nome.
Gentílico: paranaense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Paraná, pela lei estadual nº 2772, de 10-05-1962, subordinado ao município de Luiz Gomes.
Elevado à categoria de município com a denominação de Paraná, pelo decreto estadual nº 2842, de 26-03-1963, desmembrado de Luiz Gomes. Sede no atual distrito de Paraná. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1964.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE