Surubajá, nome que significa lugar de muito peixe bagre, era uma comunidade composta de pescadores, localizada de maneira improvisada, próximo a uma praia do litoral sul do Estado. Foi lá que teve início uma povoação que mais tarde transformou-se em cidade. O povoado desenvolveu-se nas imediações da praia de Surubajá e, em meados do século XVII, com a efetiva participação da Missão dos Jesuítas de São João Batista de Guaraíras, o povoamento começou a organizar-se, mas apesar do esforço do seu povo, demorou muito a conquistar sua autonomia política. Até hoje, o município tem vida econômica representada pela agricultura e a pesca.
No dia 3 de dezembro de 1963, através da Lei n° 2989, a localidade desmembrou-se de Arez, tornando-se município do Rio Grande do Norte, com o nome de Senador Georgino Avelino em homenagem ao grande homem público norteriograndense.
Gentílico: georginense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação de Senador Georgino Avelino, pela lei estadual nº 2989, de 03-12-1963, desmembrado de Arês. Sede no atual distrito de Senador Georgino Avelino ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-01-1964.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE