Nos últimos anos do século XVIII, o Tenente-Coronel Agostinho de Queiroz, posseiro da região, decidiu estabelecer moradia na localidade vizinha da Serra de Martins, iniciando o povoamento da área.
O povoamento recebeu o nome de Serrinha dos Pintos, uma referência comparativa entre a serra de menor porte onde está a localidade e a grande Serra de Martins, situada nas proximidades e ao colonizador pioneiro e desbravador, Agostinho Pinto. Com crescimento extremamente lento e a economia sempre voltada para a agricultura, o povoado só veio mesmo a surgir a partir da construção da Capela de Nossa Senhora de Salete, em 1942, pelo padre Valentim, quando as primeiras residências foram construídas ao seu redor.
Em 1985, o povoado de Serrinha dos Pintos recebeu o título de Distrito Administrativo e em 30 de outubro de 1993, através da Lei nº 6.492, desmembrado de Martins, passou à categoria de município do Rio Grande do Norte.
Gentílico: serrinhense dos pintos
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Serrinha dos Pintos ex-povoado, pela lei estadual nº 5340, de 27-12-1984. subordinado ao município ao município de Martins
Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o distrito de Serrinha dos Pintos, figura no município de Martins.
Elevado à categoria de município com a denominação de Serrinha dos Pintos pela lei estadual nº 6492, de 30-10-1993, desmembrado do município de Martins. Sede no atual distrito de Serrinha dos Pintos ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalada em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE