Incrustada no agreste rio-grandense-do-norte, conduzida em direção ao futuro com o caráter empreendedor de seus filhos, a localidade de Periperi, privilegiada pela significativa presença lusitana, cresceria, projetar-se-ia, no âmbito do município de São José de Mipibu, do qual desmembrar-se-ia, na década de 60.
O povoado desenvolveu-se lento, mas seguramente, sem retrocesso. Em 1874, citava-se Vera Cruz como uma povoação agradável e de futuro garantido. Entre seus povoadores, encontra-se Alexandre Rodolfo de Vasconcelos, que construiu residência confortável, atraindo moradores permanentes para o serviço agrícola, ergueu a capela ao Espírito Santo.
Gentílico: vera-cruzense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Vera Cruz, pela lei estadual nº 910, de 24-121953, subordinado ao município de São José de Mipibu.
Em divisão territorial datada de I-VII-1955, o distrito de Vera Cruz permanece no município de São José de Mipibu.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Vera Cruz, pela lei estadual nº 2850, de 26-03-1963, desmembrado de São José de Mipibu. Sede no antigo distrito de Vera Cruz. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE