Rio Grande do Sul - RS
Os registros históricos mais remotos de ocupação da Barra do Quaraí indicam o ano de 1814 com a instalação de uma Guarda Portuguesa de Fronteira, cujo objetivo era garantir a defesa do território conquistado.
Uma das versões é de que o nome do município deve-se à sua localização próxima à foz do rio Quaraí (que deságua no rio Uruguai), formando o que se chama de barra do rio.
Em termos toponímicos, temos a seguinte informação: Quaraí: diminutivo de quara (o buraco, a cova, o esconderijo, o refúgio); variante de coara, o buraquinho, a covinha, pequeno esconderijo; Cuareim: o mesmo que Guaray ou Guaraey, relativo a Guará Tribu, parcialmente de ÿ, água, tribo que habitava as margens do rio.
Tudo em língua tupi-guarani. Outra versão diz que o nome do município é de origem indígena: "Quaraí", rio dos Guarás e dos buracos (Barra do rio Quaraí com o rio Uruguai).
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Barra do Quaraí, pelo Ato Municipal n.º 2, de 30-10-1892, subordinado ao município de Uruguaiana.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Barra do Quarai, figura no município de Uruguaiana.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Barra do Quarai permanece no município de Uruguaiana.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.
Elevado à categoria de município com a denominação de Barra do Quarai, pela Lei Estadual n.º 10.655, de 28-12-1995, desmembrado de Uruguaiana. Sede no antigo distrito de Barra do Quarai. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2001.
Pela Lei Municipal n.º 509, de 04-03-2002, foram criados os distritos de Francisco Borges, Guterrez e Passo Cruz e anexado ao município de Barra do Quarai.
Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 4 distritos: Barra do Quarai, Francisco Borges, Guterrez e Passo Cruz.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE