:
A Colônia Xingu foi fundada em 1897 pelo Dr. Hermann Meyer, alemão que estudava antropologia nas Universidades de Leipzig, Berlim e Estrasburgo, na Alemanha. Motivado por outras expedições de seus colegas ao Brasil Central, interessou-se também nestas aventuras.
Chegou a Porto Alegre e dirigiu-se ao interior. Convidou para acompanhá-lo, na famosa expedição ao Xingu (Mato Grosso), Carlos Dhein, descendente de alemães que trabalhava como guia acompanhando os cientistas europeus em suas pesquisas científicas no Brasil.
Durante a viagem, do Rio Grande do Sul ao Mato Grosso, nasceu a idéia de implantar uma colonização no sul do Brasil. Dr. Hermann Meyer retorna à Alemanha e deixa no Brasil, como seu procurador, Carlos Dhein, para a aquisição das terras.
A Colônia Xingu foi adquirida da viúva Rita Maria do Espírito Santo, situada no costado do rio da Várzea, região nordeste do Rio Grande do Sul. As aventuras vividas por Hermann Meyer e seus companheiros na região do Xingu (Mato Grosso) e seu eufanismo levaram-no a dedicar o nome da primeira compra de terra para colonização do Rio Grande do Sul o nome de Colônia Xingu.
Em 16 de abril de 1996, após vários anos de luta, foi assinada a Lei Estadual nº 10.759 criando o município de Novo Xingu. Novo, pelo fato de se estar iniciando uma nova etapa na história desta Comunidade. No entanto, devido a problemas com a legislação eleitoral, relacionados com o calendário de prazos, não foram realizadas eleições naquele ano. Assim, os eleitores de Novo Xingu votaram no município mãe, Constantina, a fim de eleger os integrantes dos Poderes Executivo e Legislativo daquele município.
Fonte: IBGE