Rio Grande do Sul RS
Em meados de 1902, estabeleceram-se em São João da Urtiga, os primeiros moradores, sendo a maioria descendentes de italianos, vindos dos municípios de Antônio Prado, Veranópolis, Flores da Cunha, Garilbaldi e Caxias do Sul. Posteriormente vieram algumas famílias de Poloneses.
A comunidade pertencia na época da colonização à Paróquia de São João Batista, de Sananduva e a grande devoção ao Santo, fez com que os moradores erguessem uma capela em sua homenagem.
Essa pequena comunidade formada passou a denominar-se São João. Com o passar do tempo, houve a demarcação, e os próprios agrimensores ao caminhar pelas matas depararam com grande quantidade de urtigas que se sobressaiam das demais vegetações, então passaram a chamar São João das Urtigas, e mais tarde com o crescimento do núcleo urbano e estruturação da comunidade, passou a denominar-se oficialmente São João da Urtiga.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação de São João da Urtiga, pela Lei Estadual n.º 8.448, de 08-12-1987, alterada pela Lei Estadual n.º 9.010, de 11-01-1990, desmembrado de Paim Filho e Sananduva. Sede no antigo distrito de São João da Urtiga (município Paim Filho). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE