Quando faleceram os grandes posseiros destas terras, foram os campos arrematados, em Juizo de Ausentes, pelo capitão Antônio da Costa Ribeiro, no ano de 1764. Este não tinha descendentes e quando faleceu, os campos foram novamente os colocados em praça dos ausente e arrematados em 1787 pelo padre Bernardo Lopes da Silva, pelo tenente José Pereira da Silva e por Manoel José Leão, que repassam em 1789 ao povoador Antônio Manoel Velho que a denominou Fazenda Santo Antônio dos Ausentes.
As três sesmarias conhecidas como dos Ausentes, na medição e demarcação somaram a área, passando de dez sesmarias. Estas só foram subdivididas a partir de 1874, data de falecimento de Ignácio Manoel Velho, um dos herdeiros que manteve a área intacta, o que mais tarde, unida a outras, se tornaria o município São José dos Ausentes.
Uma das versões para o topônimo é de que poucas pessoas ficavam morando neste local por muito tempo, devido as péssimas condições climáticas. O frio era tanto que a cidade freqüentemente tinha seu povo ausente. E São José pelo padroeiro do lugar.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Ausentes (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 9, de 05-06-1948, subordinado ao município de Aparados da Serra (ex-Bom Jesus).Pela Lei Municipal n.º 17, de 09-11-1948, o município de Aparados da Serra voltou a denominar-se Bom Jesus.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito permanece no município de Bom Jesus.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.
Elevado à categoria de município com a denominação de São José dos Ausentes, pela Lei Estadual n.º 9.559, de 20-03-1992, desmembrado do município de Bom Jesus. Sede no atual distrito de São José dos Ausentes (ex-Ausentes). Constituído de 2 distritos: São José dos Ausentes e Silveira, ambos desmembrados do município de Bom Jesus. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 2 distritos: São José dos Ausentes e Silveira.
Pela Lei Municipal n.º 153, de 06-07-1995, foram criados os distritos de Faxinal Preto, São Gonçalo e Várzea e anexados ao município de São José dos Ausentes.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 5 distritos: São José dos Ausentes, Faxinal Preto, São Gonçalo, Silveira e Várzea.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE