Santa Catarina — SC
Até 1948 o município não existia, e esta região pertencia ao Distrito de Liberata - que hoje é município de Fraiburgo, e eram terras do governo.
No município existia muita madeira, principalmente o pinheiro. Então madeireiros vindos de várias regiões começaram a montar barracas na região para derrubar as árvores e construir serrarias.
Adolfo Soletti logo se preocupou com a educação das crianças construindo uma casa onde dava-se aula e rezava-se missa e terços com todos os moradores que os domingos ali se reunião. No dia 26 de janeiro de 1949, Frei Gustavo Weddenhoff rezou a 1º missa na colônia Frei Rogério.
Em 1951 começaram a chegar no município os descendentes de italianos vindos de Orleães - Sul do Estado. As famílias que aqui vieram foram: de Lorenzi, Pillon, Bogo, Soletti e Mazzuco. Estes adquiriram terras e iniciaram o cultivo de milho, feijão, trigo, e pequena criação de gado. Outros construíram moinhos a água para obterem as farinhas para manutenção das famílias aqui existentes. Surgiram também gaúchos que fundaram casas de comércio para atender a população.
O nome Frei Rogério surgiu em homenagem a um padre que aqui viveu por muitos anos, fazendo suas peregrinações e auxiliando todo aquele povo que sofreu com a guerra do Contestado, principalmente o sertanejo.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Frei Rogério, pela Lei Municipal n.º 31, de 08-02-1957 ex-povoado, desmembrado do distrito de Liberata, subordinado ao município de Curitibanos.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Frei Rogério figura no município de Curitibanos.
Elevado à categoria de município com a denominação de Frei Rogério, pela Lei Estadual n.º 9.896, de 20-07-1995, desmembrado de Curitibanos. Sede no antigo distrito de Frei Rogério. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 15-VII-1999, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.
Fonte: IBGE