Santa Catarina - SC
Porto União nasceu em 1917, como conseqüência do "Acordo de Limites" entre Paraná e Santa Catarina. Entretanto, sua História começa em 1842, com a descoberta do vau do Rio Iguaçu lugar onde a água é pouco profunda, facilitando a passagem das tropas que vinham dos campos de Palmas. Esse era também o ponto de embarque e desembarque para quem usava o Rio Iguaçu como via de transporte, daí o primeiro nome: Porto da União. Em 1855, tem a denominação alterada para Porto União da Vitória.
Em 1880, chega de Palmas para se estabelecer no comércio, com a compra e venda de sal, o Coronel Amazonas Marcondes. Em 1881 tem início a navegação a vapor no Rio Iguaçu, com o transporte de carga e de passageiros. A partir de 1886 chegam os primeiros colonos de origem européia, na maioria alemães, e mais tarde aportam outras etnias: poloneses, ucranianos, austríacos e russos. No início do Século XX chegam os libaneses.
A cidade desenvolve-se e, em 1901, é criado o Município de União da Vitória.
Em 1912 estoura a Guerra do Contestado, que se prolonga até 1916.
Em 05 de setembro de 1917 é criado, do lado catarinense, o Município de Porto União que, a partir daí, se integra com a parte da cidade que ficou do lado paranaense.
Gentílico:
Formação Administrativa
Em 1901, é criado o Município de União da Vitória.
Em 05 de setembro de 1917 é criado, do lado catarinense, o Município de Porto União.
Fonte: IBGE