Em 1919 foi criado por lei estadual o distrito de Adolfo Konder que pertencia ao município de Brusque, na mesma área em que mais tarde seria criado o ministério de Vidal Ramos. Nesse mesmo ano, o Padre Augusto Schwierling, acompanhado de Nicolau Petry e Henrique Blomer, saíram de Capivari, região sul do Estado, passando pelas vilas de Angelina, Garcia e Boiteuxburgo, atravessando o Rio Alferes à procura da parte mais alta da cabeceira do Rio Itajaí-Mirim, sendo que o primeiro dos colonos fixou morada no lugar denominado Molungu e o segundo na confluência dos Rio Itajaí-Mirim e Santa Cruz. Foi nesta época que foi dado o nome dessa localidade de Alto Itajaí-Mirim ou Rio da Brusque, onde hoje está situada a sede de Vidal Ramos. Nos anos seguintes, outras famílias começaram a chegar a região, a procura de terras férteis, tendo uma delas, a de Pedro Weber, se estabelecido na confluência do rio Santa Luiza com o Itajaí-Mirim e as famílias Boeing e Vanderlinde, fixaram-se naquelas proximidades providas da Região de Capivari.
Em 1923, o Dr. Constânci Krmmel, adquiriu imensa gleba de terras no local em que está hoje instalado o município, com o fim de colonizar a região, denominada a sede da fazenda de Boa Esperança.
O Distrito foi criado com a denominação de Santa Luzia, pela lei municipal nº 4, de 15-07-1928. Por lei municipal nº 8, de 21-11-1928, o distrito de Santa Luzia passou a denominar-se Adolfo Konder. Por decreto estadual nº 16, de 29-11-1930, o distrito de Adolfo Konder passou a denominar-se Vidal Ramos.
É promulgado município com a denominação de Vidal Ramos, pela lei estadual nº 272, de 03-12-1956, desmembrando-se de Brusque. Sua instalação ocorreu em 17-02-1957.
Gentílico: Vidal-ramense
Comarca: Ituporanga
Fonte: IBGE