O atual município de Macambira foi desmembrado do de Campo de Brito, como este de Itabaiana. Seu histórico remoto é o mesmo de seus dois vizinhos citados: holandeses, franceses, negros e portugueses, fizeram daqui um terrão novo para eles e seus filhos, especialmente os holandeses e franceses que já encontrando as terras férteis da cotinguiba ocupadas pelos portugueses, contentaram-se em ficar com as desta região, pedregudas e secas.
Os costumes, e linguajar e outros caracteres sociológicos identificam o povo desses treis municípios como da mesma origem.
A história de Macambira como município, porém, começa em 1954. Nesse ano, pela Lei Estadual nº ..., de ... de ..., Macambira passou de povoado à cidade autônoma, sendo instalada em Fevereiro do ano seguinte.
Juridicamente, é termo da Comarca de Campo do Brito, e compreende um só distrito: - 0 da sede municipal.
Os nascidos em Macambira chama-se macambirenses
Gentílico: macambirense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Macambira, pela lei estadual nº 525-A, de 25-11-1953, desmembrado de Campo Brito. Sede no atual distrito de Macambira ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 03-01-1955.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE