A denominação Lambari surgiu a partir de 1956, através de Luíz Vitorazzi, um dos fundadores da localidade. Este utilizou-se de todos os recursos para dar conforto e alimento aos seus familiares e, em certa ocasião, ao derrubar uma árvore sobre um riacho encontrou enorme quantidade de peixes (lambaris), municiou-se da melhor maneira possível, e pescou o que pode. A partir dessa época o sr. Luíz Vitorazzi denominou o curso dágua de Ribeirão Lambari.
Algum tempo depois, a Colonizadora Rio Branco oficializou a denominação do córrego Lambari, incluindo-o nos mapas cartográficos que caracterizam esta porção territorial oestina. Por muitos anos o lugar ficou conhecido por Vilarejo do Lambari.
O termo DOeste, foi acrescentado para diferenciá-lo de outro município existente no Estado de São Paulo.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Lambari (ex-povoado), pela Lei Estadual n.º 4.379, de 06-11-1981, subordinado ao município de Rio Branco.Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Lambari figura no município de Rio Branco.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.
Elevado à categoria de município com a denominação de Lambari DOeste, pela Lei Estadual n.º 5.914, de 20-12-1991, desmembrado do município de Rio Branco Cáceres. Sede no atual distrito de Lambari DOeste (ex-Lambari). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Fonte: IBGE