Mato Grosso — MT
A denominação de Querência foi escolhida para marcar o cunho gaúcho da migração, pois é nome típico das plagas sulinas, ligado à tradição cultural dos primeiros moradores do lugar, os gaúchos.
As origens do município de Querência vêm da Cooperativa Mista de Canarana, fundada pelo pastor Norberto Schwantes, que adquiriu 180 mil hectares da Fazenda Betis, de propriedade da família Peres Maldonado.
O projeto fez parte de uma colonização da região compreendida entre os municípios de Barra do Garças e São Félix do Araguaia. Abrangia vasta região. A finalidade da cooperativa era melhorar as condições dos migrantes gaúchos e mesmo formar uma cidade.
A data de fundação, 8 de dezembro de 1985. No ano seguinte chegaram as primeiras famílias de gaúchos no local da futura cidade. Se bem que a formação de Querência contasse com a base logística de Canarana, os primeiros dias foram de improvisação e falta de material. Sempre a Amazônia ofereceu dificuldades de toda a ordem, em especial pelo clima, para os que nela se aventurassem.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Querência, pela lei estadual nº 5895, de 19-12-1991, desmembrado dos municípios de Canarana e São Félix do Araguaia. Sede no atual distrito de Querência (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Fonte: IBGE