Mato Grosso - MT
As origens do município de São José do Povo se associam à história de Rondonópolis. Parte integrante do contexto econômico e social desse lugar.
José Salmen Hanze chegou à região na década de sessenta, com a finalidade de desenvolver uma colonização. Os parcos recursos de que Hanze dispunha não permitiram uma infraestrutura de grande porte. Mesmo assim a povoação tomou certo impulso no final da década da pioneira colonização.
A denominação de São José do Povo se deve ao orago do lugar, São José, e a homenagem ao próprio povo da localidade, por própria conta e recurso levantou social e economicamente o município.
Hanze destinou 254 ha para a formação da sede do povoado. Mais tarde o colonizador arrependeu-se e diminuiu a área para 63 ha, contrariando os ideais dos moradores da localidade, que pretendiam outra sorte ao lugar.
A vida dos moradores de São José do Povo estabilizou-se a partir da chegada do asfalto, pois o lugar situava-se a sete quilômetros apenas da rodovia entre Rondonópolis e Guiratinga.
Um dos reflexos imediatos da ação pioneira foi a criação da Escola Agrícola de São José do Povo, conseguida por convênio federal.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de São José do Povo, pela lei estadual nº 3733, de 04-06-1976, subordinado ao município de Rondonópolis.
Elevado à categoria de município com a denominação de São José do Povo, pela lei estadual nº 5486, de 04-07-1989, desmembrado do município de Rondonópolis. Sede no antigo distrito de São José do Povo (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2001.
Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 2 distritos: São José do Povo e Nova Catanduva.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Fonte: IBGE