A evolução populacional de Ivaté seguiu a economia cafeeira da região. Até a década de 70, mesmo antes de Ivaté se tornar município sua população passava de 10 mil habitantes. A partir de 70, quando o café começou a ser erradicado, dando lugar a pecuária rural diminuiu significativamente e hoje o município possui apenas 6932 habitantes (censo de 2000) estando a minoria ainda residindo na área rural.
Em meado da década de 90 instalou-se em Ivaté uma usina de álcool que beneficia a cana- de- açúcar, provocando a expansão desta lavoura que atualmente chega a ocupar 70% da cobertura vegetal do município.
A usina é muito influente no município, a população urbana é composta de mistos trabalhadores rurais diaristas (bóias frias) que atendem a demanda de mão de obra da colheita. Esta demanda é complementada por uma migração sazonal de aproximadamente 400 vindas de Minas Gerais e Bahia e da redondeza, as se deslocam a procura de trabalho no corte de cana-de-açúcar. Em razão deste contingente populacional a própria usina está construindo loteamentos habitacionais de interesse social, para atender seus trabalhadores. Ivaté possui potencial turísticos significativo pois os rios que cercam o município têm potencial pesqueiro e outras atividades de lazer.
Tendo como Festas Típicas do Município o Réveillon , Carnaval de Rua, Aniversário do Município, Festas Juninas, e no distrito de Herculândia Feijoada, Rodeio, Cavalgada.
Em 02 de Maio de 1989, através da Lei Estadual Nº 8.970, sancionada pelo Governador Álvaro Fernades Dias, foi criado o Município de Ivaté, com território desmembrado do Município de Umuarama. A Instalação deu-se no dia 01 de Janeiro de 1.993.
Fonte: IBGE