Em 1930, a região que já contava com outras famílias de agricultores, passou a ser conhecida por Lagoa Bonita, nome originário de uma grande lagoa. Mais tarde, no local onde hoje é sede do município de Mauá da Serra, formou-se um pequeno núcleo de moradores, sendo denominada de Munhoz da Rocha em homenagem ao então governador Bento Munhoz da Rocha. O pioneiro Donato José dos Santos foi o primeiro morador dessa localidade. Os primeiros comerciantes foram Salvador Maurício da Silva, João Bento e Antônio Cordeiro.
Em 1954, o colonizador Jamil Assad Jamus, responsável por diversos loteamentos na área de Apucarana, lançou o empreendimento imobiliário denominado Cidade Mauá, com vendas de lotes urbanos. Deu-se, assim, o início planejado da cidade, na qual os primeiros comerciantes foram Cezinando Rodrigues, José Rodrigues de Oliveira, Genipe Rodrigues e outros.
A partir de 1957, deu-se a grande arrancada para o desenvolvimento com a chegada de membros da colônia japonesa que transformaram a região num verdadeiro celeiro agrícola.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Mauá da Serra, pela Lei n.º 8.416 de 21-11-1986, subordinado ao município de Marilândia do Sul.Em divisão territorial datada de 1988, o distrito de Mauá da Serra, figura no município de de Marilândia do Sul.
Elevado à categoria de município com a denominação de Mauá da Serra, pela Lei Estadual n.º 9.272, de 24-05-1990, desmebrado do município de Marilândia do Sul. Sede no atual distrito de Mauá da Serra (ex-localidade) Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.
Fonte: IBGE