Em 1903, chegou ali o sertanista João Ferreira de Paiva, fundador da cidade, iniciando o desbravamento da região e construindo a primeira casa no local.
Acompanhando o gesto de Ferreira de Paiva, estabeleceram-se no povoado então nascente os seguintes pioneiros: Lucas Santos de Camargo, H. Pereira, Joaquim Luciano, Joaquim Ferreira de Carvalho, João Marques da Silveira e José da Rocha Fiúza, acompanhados das respectivas famílias.
Esse grupo deu início ao desbravamento da floresta para o plantio do café e de cereais próprios da região.
A denominação de Quatiguá é corrutela da palavra Catinguá, nome de um vegetal encontrado na região, cuja casca serve para tingir tecidos.
Formação Administrativa
Em 1911 a localidade de Quatigá figura no município de Tomazina.Em 1928 foi criado o distrito de Quatigá pertencente ao município de Santo Antônio da Platina.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Joaquim Távora o distrito de Quatiguá.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Quatiguá permanece no município de Joaquim Távora.
Elevado à categoria de município com a denominação de Quatiguá, pela Lei Estadual n.º 2, de 10-10-1947, desmembrado de Joaquim Távora. Sede no antigo distrito de Quatiguá. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-10-1947.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.
Fonte: IBGE