No Inicio da década de 60, começaram a chegar a esta localidade os primeiros moradores vindo de regiões cafeeira deste estado e de outras federações. Loteada pela companhia Byngton colonização, divididas em pequenos lotes rurais (minifúndios) com um solo bastante fértil, clima apropriado para exploração agrícola, principalmente para o café, localizado nas margens do rio Paraná.
Sus pioneiros foram e são até hoje tradicionais cafeicultores que, mesmo enfrentando nestes últimos anos todos os tipos de dificuldades, ainda resistem, só que hoje, com uma mentalidade diferente, estão diversificando suas lavouras, principalmente com a sericicultur e outras espécies agrícolas.
Por volta do ano de 1960, foi construída a primeira casa, originando assim o povoado de São Jorge, que pertencia primeiramente ao município de Xambre e posteriormente passou a pertencer ao município de Altônia até a sua emancipação. Devido a um trabalho comunitário muito organizado pelo primeiro vigário de nossa paróquia (imaculada Conceição), a partir daí, juntamente com os trabalhos pastorais, foi feito um trabalho de conscientização da população.
Deste trabalho nasceu a associação comunitária dos moradores e amigos de São Jorge do Patrocínio ACMA, entidade que aglomerava todo o seguimento da sociedade, com isso, foi aberto o caminho para que esta comunidade desenvolvesse. Um dos frutos posteriormente, com muita luta, conseguir-se elevar à categoria de município já no ano de 1981.
Gentílico: patrocinense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de São Jorge, pela lei estadual n.º 6964, de 20-121977, subordinado ao município de Altônia.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de São Jorge figura no município de Altônia.
Elevado à categoria de município com a denominação de São Jorge do Patrocínio, pela lei estadual n.º 7474, de 22-06-1981, desmembrado de Altônia. Sede no atual distrito de São Jorge do Patrocínio ex-São Jorge. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-021983.
Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Alteração toponímica distrital
São Jorge para São Jorge do Patrocínio alterado, pela lei estadual n.º 7474, de 22-06-1981.
Fonte: IBGE