CRUZETA. era habitado pelos índios cariris, tribos guerreiras e antropófagas, que, expulsas da Paraíba pelos colonizadores, se fixaram naquelas terras, muito antes da chegada dos primeiros povoadores.
Após a chamada Guerra dos Bárbaros, no final do século XVII, consumada a expulsão dos índios, teve início a colonização das terras seridoenses, entre elas as do atual Município de Cruzeta. A atividade principal era a criação de gado, posteriormente a cultura do algodão mocó ou arbóreo.
Sabe-se que Joaquim José de Araújo Medeiros, proprietário da Fazenda Remédio, descendente de tradicional família seridoense, doara à Igreja parte de suas terras, dando origem ao povoado.
A Cidade foi fundada em 1920, quando se rezou a primeira missa, juntamente com a realização da primeira feira livre.
O nome Cruzeta deve-se ao cruzamento dos rios Salgado, Quimporó e Riacho do Meio, que hoje formam a bacia do açude público municipal.
Cruzetenses são os naturais e os habitantes do lugar.
Gentílico: cruzetense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Cruzeta, pelo decreto estadual nº 603, de 31-10-1938, subordinado ao município de Acari.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito figura no município de Acari.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.
Elevado à categoria de município com a denominação de Cruzeta, pela lei estadual nº 915, de 24-11-1953, desmembrado de Acari. Sede no antigo distrito de Cruzeta. Constituído distrito sede. Instalado em 30-01-1954.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE