A SESMARIA localizada perto da Lagoa D Anta, existente nas proximidades do rio Jacu, foi adquirida por João Bernardo da Silva. Suas terras haviam pertencido ao Padre David Muniz Gomes.
A Lagoa tomou o topônimo legitimamente português DAnta, denominação de velhas famílias de bom sangue, talvez de ignorado posseiro inicial, que acabou perdendo o apóstrofo, originando danta ou dantas, divulgado por todo Brasil.
O povoamento da região, que teve início nos fins do século XVIII, foi motivado pela implantação das fazendas de gado, em torno das lagoas ali existentes.
Entretanto, somente a partir de 1920, com a construção de estradas interligando o município de Nova Cruz, ao qual pertencia, com as pequenas povoações é que o povoado de Lagoa DAnta iniciou o seu progresso econômico, época em que foram surgindo as primeiras edificações como a capela, a escola até se tornar município de 1962.
Gentílico: lagoa-dantense
Formação Administrativa
Elevado á categoria de município com a denominação de Lagoa d´Anta, pela lei estadual nº 2788, de 11-05-1962, desmembrado de município de Nova Cruz, sede no atual distrito de Lagoa d´Anta. Constituído do distrito sede. Instalado em, 30-03-1963.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE