Foi pelo motivo de oferecer as melhores condições de travessia aos viajantes que o rio Jacu deu origem ao surgimento de um novo povoado denominado de Passagem. Desde sua origem o município teve uma vida econômica completamente direcionada para as atividades do campo. Seu desenvolvimento deu-se, principalmente, em virtude do crescimento da produção agrícola nos municípios vizinhos de Santo Antônio, São José de Mipibu e Goianinha.
Com o avanço da atividade agrícola foi necessário se estender o plantio pelas localidades mais próximas. Também, instalou-se nas terras de Passagem uma população rural efetiva, com a finalidade de plantar algodão, feijão e milho. O distrito de Passagem desmembrou-se de Brejinho, passando à condição de município através da Lei n° 3035 de 27 de dezembro de 1963.
Gentílico: passagense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação Passagem, pela lei estadual nº 3035, de 27-12-1963, desmembrado de Brejinho. Sede no atual distrito de Passagem ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 08-03-1964.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE