Rio Grande do Sul - RS
A origem do núcleo populacional de Imbé surgiu, segundo relatório da Comissão Emancipacionista, a partir da povoação da margem do Rio Tramandaí por pescadores por volta do século XVII.
Sabe-se que, anteriormente, as terras de Imbé tiveram vários proprietários. Alguns anos depois, estas terras foram vendidas a Jorge José Mury e, após sua morte, em 1941, foram negociadas com os Srs. Mariah e Bergamaschi, instituindo o loteamento que até hoje estrutura a localidade.
Após o loteamento, alguns pescadores recorreram a ação judicial, sendo, dessa forma, assentados no outro lado do Rio Tramandaí, junto a Laguna do Armazém.
O topônimo é de origem indígena e significa trepadeira. É o nome de uma planta abundante na região antes do loteamento. Também conhecida também como cipó-imbé, banana de imbé ou também costela-de-adão.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação de Imbé, pela Lei Estadual n.º 8.600, de 09-05-1988, desmembrado de Tramandaí. Sede no atual distrito de Imbé (ex-zona urbana de Tramandaí). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.
Em divisão territorial datada de 1993, o município me constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE