Os lotes se encontravam transversalmente à direita e esquerda da picada original, a qual se transformou na principal rua da cidade hoje (Rua Henrique Spier).
Em 1847 foi fundada uma associação escolar que em 1850 inaugurou uma escola particular, sem nenhum apoio do governo. Já em 1856 os colonizadores adquiriram meia colônia de terras (cerca de 24ha), na qual foram construídas uma igreja, uma escola e mais tarde a casa paroquial. Os colonizadores, na maioria de origem alemã, mantinham vivas as tradições e costumes da sua terra natal, inclusive surpreendendo o Pastor Heinrich Hunsche, no dia 01 de fevereiro de 1868, na ocasião da sua chegada em Linha Nova, quando recepcionaram-no com canções de sua terra cantadas pelo coral da comunidade.
Linha Nova teve sua formação baseada em torno do binômio igreja-escola, mantendo um processo comunitário e aberto, com capacidade de organização e luta em favor da sobrevivência e de condições mais humanas de vida. Esta característica, em 1990, originou o movimento emancipacionista, o qual alcançou seu objetivo em 20 de março de 1992, quando foi criado o município de Linha Nova.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Linha Nova, pela Lei Estadual n.º 9.631, de 20-03-1992, desmembrado de Feliz. Sede na localidade de Linha Nova. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE