Na época da Revolução Federalista, em busca de um local seguro, longe dos revolucionários, vieram para cá, navegando nas águas do Rio Uruguai, os primeiros colonizadores atraídos pela fauna abundante e pela fonte de águas termais. Ao lugarejo deram o nome de Vila Aurora, em homenagem a mãe do descobridor. Estes primeiros colonizadores eram descendentes de Italianos, oriundos do Rio Grande do Sul.
A história do município perpassa pela história da fonte de águas termais. Em 1934 a família proprietária aluga a exploração da fonte. Constrói-se um pequeno balneário de madeira, coberto de tábua lascada, com banheiras improvisadas feitas de cedro escavado. Na década de 40 o pequeno balneário de madeira foi substituído por outro em alvenaria. Nesta época inicia-se a construção de hotéis na vila e junto a outra fonte de água mineral fria, onde hoje é a comunidade de Águas Frias.
O surgimento dos hotéis impulsionou a construção do terceiro balneário, no inicio dos anos 50. Nos anos 60 começa decadência do turismo no município. Em meados de 65 constrói-se o quarto balneário, mais simples, no local onde estavam construídos os anteriores. O turismo começa a reascender com a estruturação do novo balneário. Mas foi em meados da década de 80 que houve um rápido crescimento de turistas. Nos anos 90 o turismo mostra-se como uma alternativa viável e ressurgem os hotéis e constrói-se cabanas, criando espaços para melhor acomodar o turista.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Águas de Xapecó, pela Resolução Municipal s/n, desmembrado do distrito de Caxambu, subordinado ao município de Chapecó.Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Águas de Xapecó figura no município de Chapecó.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Águas de Chapecó, pela Lei Estadual n.º 866, de 14-12-1962, desmembrado de Chapecó. Sede no antigo distrito de Águas de Chapecó. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-01-1963.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.
Fonte: IBGE