:
A colonização de Siderópolis teve início em 1891, com a chegada de imigrantes italianos das regiões de Veneza, Belluno, Treviso, Ferrara e Bergamo, que adentrando as matas, formaram a povoação, na época, com o nome de Nova Belluno.
Com a descoberta da enorme quantidade de carvão mineral, instalou-se no local a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) do Rio de Janeiro, iniciando a exploração do carvão em torno de 1941. Foi em homenagem a Siderúrgica, que o distrito passou a denominar-se Siderópolis.
A Lei municipal nº60 de 01/07/1913 criou o distrito com a denominação de Nova Belluno, subordinado ao município de Urussanga. Em 19/12/1958, através da lei estadual nº380, foi desmembrado de Urussanga, elevando-se à categoria de município com a denominação de Siderópolis, constituindo-se dos distritos de Siderópolis e Treviso. A partir de 08/07/1995, por meio da Lei estadual nº9864, Siderópolis passou a ser constituída apenas de distrito sede.
Sua economia voltava-se, principalmente, para a agricultura e mineração de carvão. Com a crise no setor carbonífero, passou a diversificar suas fontes de economia.
Hoje, Siderópolis conta com importante produção avícola, além da agricultura e da mineração. Sua população em 2008, estimada pelo IBGE, é de 12.895 habitantes.
Fonte: IBGE