Por volta de 1928, com o cemitério totalmente construído, começaram a surgiu as primeiras casas em volta do local. Os fazendeiros das redondezas decidiram levantar ali uma povoação em louvor a São Miguel Arcanjo. A referência que se dava à povoação já era o Rio Passa Quatro, razão pela qual, com o uso, o povoado passou a ser denominado pelo povo como São Miguel do Passa Quatro.
De acordo com a prefeitura, Felipe Luiz de Carvalho, popularmente conhecido como Felipe da Costa, e sua esposa, Antônia Pinto de Carvalho, teriam adquirido as terras onde hoje está situada a cidade. Eles doaram essas terras à igreja, para então erguer o povoado. Porém, a aquisição teria sido verbal, e somente cerca de dez anos depois se cogitou de providenciar a documentação. Pelos documentos arquivados na Paróquia de Nossa Senhora do Bonfim, em Silvânia, na data de 22 de setembro de 1939, quando o patrimônio foi oficialmente inaugurado com a primeira missa, a povoação já contava com 20 casas.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de São Miguel (ex-povoado) pela Lei Estadual n.º 8.091, de 14-05-1976, anexado ao município de Silvânia.Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de São Miguel figura no município de Silvânia.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.
Elevado à categoria de município com a denominação de São Miguel do Passa Quatro pela Lei Estadual n.º 10.432, de 09-01-1988, desmembrado de Silvânia. Sede no atual distrito São Miguel do Passa Quatro (ex-Passa Quatro). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.
Fonte: IBGE