Caaporã Paraíba - PB
Definitivamente, o atual município de Caaporã foi conhecido como Boca do Mato, denominação essa, originária de linguagem indígena, Caa-Doca e Porã-Mato. Sabe-se, que Boca da Mata pertencia ao Sr. José de Sá e ao Coronel Monteiro. Por volta de 1843, o local fazia parte de uma vereda por onde passavam viajantes procedentes de Goiana com destino às praias de Pitimbu e Acaú. Situava-se na região da Fazenda Tabú, de propriedade da família Lundgren, do Rio Tinto. Com o passar dos anos foram sendo construídas casas à margem da vereda, razão porque Caaporã é hoje uma cidade longitudinal, leste a costa, com aproximadamente 3 quilômetros de extensão. Evolução Histórica Fundação do povoado
Em 1800, Boca da Mata pertencia ao Coronel Monteiro, e o Engenho Tabú para Sr. João de Sá. O local fazia parte de um vereda, por onde passava viajantes, procedentes de goiana, com destino às praias de Pitimbu e Acaú.
Em 1917 a 1918, os referidos donos venderam sua propriedades ao Sr. Coronel Alberto Lundgren, que posteriormente fixou residência na fazenda Tabú, que já habitada por escravos, foi se desenvolvendo surgindo casas às margens da vereda, razão porque Caaporã é hoje uma cidade com grande extensão. Seus primeiros alicerces surgiram as margens de uma vereda que posteriormente veio a ser Vila. Origem do nome
Caaporã Palavra de origem indígena formada da junção dos nomes Caa e Porã Mata. Por isso nossa cidade era conhecida como Boca da Mata.
Gentílico: caaporãense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Caaporã, pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943,subordinado com parte da Área do distrito de Pedras de Fogo, subordinado ao município de Maguari.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Caaporã, figura no município de Maguari.
Pela lei estadual nº 136, de 30-09-1948, o município de Maguari passou a denominar-se Cruz do Espírito Santo.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Caapora, figura no município dea Cruz e do Espírito Santo.
Pela lei estadual nº 895, de 11-03-1953, o distrito de Caaporã, passou a fazer parte do novo município de Pedras de Fogo.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Caapora, figura no município de Pedras Fogo.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Caaporã, pela lei estadual nº 3130, de 27-12-1963, desmembrada de Pedras de Fogo. Sede no antigo distrito de Caapora. Constituído do distrito sede. Instalado em 02-02-1964.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.
Pela lei nº , de é criado o distrito de Cupissura e anexado ao município de Caaporã.
Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 2 distritos: Caaporã e Cupissura.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE
Voltar