Segundo a tradição, os primeiros moradores que chegaram a essa região acharam um caixão na beira do rio (hoje, córrego Cafelândia), atirado pelos paraguaios que na época ocupavam a região. Assim chamaram esta localidade de Caixão. Este foi o primeiro nome da cidade, com o 1º Padroeiro, Santo Antônio. Mais tarde, a localidade e a capela foram batizadas de Consolata.
Assim, antes dos primeiros colonizadores, habitavam a região safristas que se dedicavam ao extrativismo de erva mate, paraguaios e argentinos que comercializavam com os habitantes do local.
A década de 1950 registra um grande fluxo de imigrantes gaúchos, catarinenses, paulistas, etc. que chegaram para povoar o lugar, movidos pelo sonho da época, o café. As grandes plantações de café fizeram com que os moradores do local achassem melhor colocar o nome da cidade de Cafelândia. Assim, o povoado recebeu três nomes: Caixão, Consolata e Cafelândia.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Cafelândia do Oeste, pela Lei Municipal n.º 166, de 07-12-1961, subordinado ao município de Cascavel.
Pela Lei Estadual n.º 4.668, de 31-12-1962, o distrito de Cafelândia do Oeste passou a denominar-se simplesmente Cafelândia.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Cafelândia (ex-Cafelândia do Oeste), figura no município de Cascavel.
Elevado à categoria de município com a denominação de Cafelândia, pela Lei Estadual n.º 7.292, de 28-12-1979, desmembrado de Cascavel. Sede no antigo distrito de Cafelândia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1983.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.
Fonte: IBGE
Voltar