São Bento Do Trairí

Rio Grande do Norte

 

História de São Bento Do Trairí - RN

São Bento do Trairi Rio Grande do Norte - RN


Na fazenda São Bento, por estar localizada às margens do riacho São Bento, um dos afluentes do rio Trairi, pertencente a José Paulino de Oliveira Garrote, teve início no ano de 1907 uma povoação.

Em 1911, Dona Francisca Paulino de Oliveira, esposa de José Paulino, mandou erguer uma capela em homenagem a São Sebastião, por uma graça alcançada e o santo tornou-se o padroeiro da localidade. Quando José Paulino faleceu, em 1913, a região liderada, inicialmente, por sua fazenda, já tinha se tornado o próspero povoado de São Bento.

O crescimento de São Bento foi motivado, principalmente, pelo plantio de algodão e de cereais, fazendo com que o povoado, da região do Trairi, em 1914, fosse citado como forte economicamente.

Em novembro de 1953, o povoado foi elevado à condição de vila com o nome de São Bento do Trairi. No dia 31 de dezembro de 1958, através da Lei no 2.334, São Bento do Trairi desmembrou-se de Santa Cruz, conquistou sua emancipação política e tornou-se município do Rio Grande do Norte.

Gentílico: trairiense

Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de São Bento do Trairi, pela lei estadual nº 2334, de 31-12-1958, desmembrado do município de Santa Cruz. Sede no atual distrito de São Bento do Trairi ex-povoado de São Bento. Constituído do distrito sede. Instalado em 29-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade