Nova Araçá

Rio Grande do Sul

 

História de Nova Araçá - RS

de Nova Araçá

Nova Araçá está situada na região da Encosta Superior do Nordeste, a 806 metros de altitude. Seu relevo é caracterizado por morros, vales e pequenas áreas planas utilizadas para a agricultura.

A produção primária é a base econômica do município, destacando-se a produção de milho, pois está associado à criação de suínos, bovinos de leite e aves de corte.

A indústria vem apresentando grande crescimento e gera empregos e desenvolvimento para a cidade, destacando-se a produção de móveis, esquadrias metálicas e fabrica de calçados. Destaca-se o Frigorífico local com grande produção e abatimento de suínos e aves.

Importante salientar a devoção a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, padroeira do município, comemorada no dia 13 de outubro de cada ano.

Na gastronomia, destacam-se a saborosa culinária típica italiana além, de ter adquirido costumes próprios da região.


Antecedentes s

Em 1883, foi instalado oficialmente o município de Lagoa Vermelha, desmembrado de Vacaria, abrangendo a área do atual território de Nova Araçá. No final do século passado, a área de Araçá era de propriedade de estancieiros residentes em outras partes do território lagoense, principalmente no Turvo (hoje André da Rocha). Com acrescente chegada de imigrantes ao Estado, passaram a vender a estes as terras situadas na serra, cobertas por densas florestas.

Desta forma, no início do século passado, deu-se a colonização da atual área de Nova Araçá por imigrantes, principalmente italianos.


Denominações de localidades

As primeiras denominações dos lugares e localidades tinham origem no sentido geográfico, tendo como base, principalmente, os rios. Sendo a área de Nova Araçá banhada por afluentes do rio Carreiro e do rio da Prata, as primeiras denominações, ainda antes de efetuado o povoamento ou colonização, foram Serra do Carreiro e Serra do Prata.

Porém, foi a religiosidade o principal fator de denominação das localidades. Ao serem efetuadas as povoações, as comunidades se organizavam e construíam os capitéis ou oratórios. Eram pequenas construções, geralmente de madeira, onde eram colocados seus santos de preferência, na maioria dos casos São José ou Santo Antônio. Os capitéis eram uma característica da cultura trazida pelos imigrantes italianos, que cultivavam essa expressão religiosa ao longo dos tempos. Com os capitéis, surgiram as capelas: São José da Barra Grande, Santo Antônio (Linha 15), São Carlos (na estrada para Linha 13), São José e Santo Antônio (Cascais).


As linhas coloniais

As linhas coloniais foram outra forma de denominação das localidades. São linhas retilíneas de 20 ou 30 km de comprimento e traçadas paralelamente a cada 2 km cada uma, ficando assim divididas as terras coloniais.

Ao ser criada a colônia Alfredo Chaves (Veranópolis, Cotiporã, Fagundes Varela, Vista Alegre do Prata, Protásio Alves, Nova Bassano e parte de Nova Prata), todo o território, com exceção das colônias particulares, foi dividido em linhas coloniais, levando denominações.

A divisa entre a Colônia Alfredo Chaves e o município de Lagoa Vermelha era a Linha 12 (ou Linha Luiz de França). Sendo assim, com a colonização das fazendas de Lagoa Vermelha situadas ao norte da Colônia Alfredo Chaves, as Linhas 13, 14 e 15 foram traçadas seguindo seu curso natural.

Desta forma, Araçá foi um prolongamento das outras colônias, apresentando uma forma de colonização emancipacionista, isto é, continuação das Colônias Velhas ou primitivas.


Os primeiros habitantes

Os primeiros habitantes eram descendentes de imigrantes, principalmente os italianos, que dirigiam-se ao Rio Grande do Sul em busca de melhores condições de vida.

Os imigrantes era provenientes das chamadas Colônias Velhas ou primitivas que compreendiam os atuais municípios de Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Caxias do Sul, Farroupilha, Veranópolis e outros.

Em 08 de março de 1901 foi criado um núcleo colonial denominado Araçá, situado no 3º Distrito de Lagoa Vermelha, Turvo, com uma área de 25.000 hectares, pela Comissão de Terras e Colonização, conforme documento existente no Arquivo do Rio Grande do Sul.

Quanto à origem do nome, inexistem dados oficiais. Porém, segundo as pessoas mais idosas e descendentes dos primeiros habitantes, foi devido à ocorrência de Araçás, árvores frondosas que cresciam principalmente à beira do arroio hoje denominado Araçá que serviam de abrigo e de ponto de encontro.


Matto Del Signore

O Matto Del Signore foi uma denominação dada pelos imigrantes italianos quando penetraram nas terras férteis da colônia Araçá, ao ultrapassar a Linha 12, Nova Bassano, que fazia divisa com a Colônia Alfredo Chaves.

Os moradores de Nova Bassano perguntavam-se onde estariam os donos das terras além da linha divisória, pois as áreas de mato não eram ocupadas pelos fazendeiros de Lagoa Vermelha. Foi introduzida a expressão Matto Del Signore, propriedade de Deus, ajustando-se muito bem à fertilidade do solo.

As terras do Matto Del Signore estendiam-se rumo norte até o arroio dos Gordos, a 2 km de Parai, que compreendiam o atual território de Nova Araçá.


Nova Araçá

Em 1945, o 4º Distrito do Prata, Araçá, sofreu mudanças em sua toponomia, passando a chamar-se Nova Araçá. Segundo a história, devido ao fato de existir, em Minas Gerais, uma cidade mais antiga com o mesmo nome e, conforme Decreto-Lei federal nº.5901, de 21 de outubro de 1943, era vedada a repetição de topônimos de Cidades ou Vilas, devendo permanecer aquele que fosse mais antigo.


A Emancipação

Em setembro de 1962, surgia em Nova Bassano um movimento destinado à criação de um novo município, abrangendo as áreas dos distritos de Nova Bassano, Nova Araçá e Paraí.

Depois de várias reuniões, sem resultados positivos, ficou decidido que tanto Nova Araçá como Nova Bassano lutariam de forma independente, visando ao mesmo objetivo, a criação de novas unidades administrativas.

Para tanto, era necessário escolher uma comissão, destinada a estudar as leis e as possibilidades de desenvolvimento de uma nova comuna. Inicialmente, formou-se uma comissão para, juntamente com Paraí, estudar a possibilidade de criação da nova unidade administrativa, mais tarde, porém, o Paraí voltou atrás, aderindo ao movimento de Nova Bassano.

Nesta altura dos acontecimentos, a euforia já contagiava os araçaenses, que não aceitavam mais recuos e estavam dispostos a enfrentar qualquer situação.

Marcante foi a situação dos Senhores Antônio Galvan Filho, Benito e Amélio Martinelli, que apesar das pressões de Paraí, continuavam ao lado de Nova Araçá, não medindo esforços e sacrifícios, o que era para os araçaenses motivo de satisfação, mas para eles, um grande compromisso que lhes complicaria a vida.

Lucídio Bernardes Todeschini foi convidado para presidir e liderar o movimento. Após pedir um prazo de três dias e receber a palavra oficial e moral do Padre Alberto Peroni de que não faltariam recursos para custear as despesas, resolveu aceitar.

Criou-se, assim, a Comissão Emancipacionista, composta dos seguintes membros:
- Presidente: Lucídio Bernardes Todeschini
- 1º Vice-Presidente: Névio Angelo Zucchetti
- 2º Vice-Presidente: Benito Victorio Martinelli
- 1º Secretário: Idalgir Isaías Zucchetti
- 2º Secretário: Guilherme Scapini
- 1º Tesoureiro: Darci João Zucchetti
- 2º Tesoureiro: Ismael Zucchetti
- Conselho Fiscal: Luiz Frasson, Severino Frasson, Antônio Galvan Filho, Arlindo Alessandretti, Agostinho Mognon e Santo Coloritti.


Diversos obstáculos foram superados, tendo sido criado o município de Nova Araçá através da Lei nº.4884, de 22 de dezembro de 1964.


Evolução Histórica

- 1900: Início da colonização da atual área territorial de Nova Araçá, no município de lagoa Vermelha.

- 1901: 08 de março, criação do Núcleo Colonial de Araçá, pela Comissão de Terras e Colonização.

- 1904: 08 de novembro, criação do 3º distrito de Lagoa Vermelha (hoje André da Rocha), abrangendo o Núcleo Colonial de Araçá.

- 1905: 20 de fevereiro, criação de um cartório no 3º distrito, Turvo, para onde se dirigiam os moradores de Araçá para registrar os filhos.

- 1900 a 1910: Nessa primeira década foi introduzida a expressão Matto del Signore, denominação dada pelos imigrantes italianos à nova terra.

- 1913: Primeiros registros da Capela São Jacob do Araçá, encontrados em óbitos, nascimentos e casamentos.

- 1913: 25 de abril, criação da primeira escola na sede, Araçá, e nomeado o Professor Adão Andreani.

- 1914: 17 de maio, pelo Ato nº.5 do intendente de Lagoa Vermelha, Maximiliano de Almeida, foi criada a aula na Linha 13, que seria posteriormente denominada Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Vitório Lazzarotto.

- 1920: 29 de julho, pelo Ato nº.285 do intendente Maximiliano de Almeida é criado o 10º distrito de Lagoa Vermelha, Araçá, composto de parte do 3º, André da Rocha.

- 1922: 04 de maio, pelo Ato nº.162 do intendente Sílvio Barbedo foi criada a aula na Capoeirinha, posteriormente denominada Escola Estadual de 1º Grau Incompleto 12 de Abril, e nomeado o professor Ludovico Maestri.

- 1926: 26 de abril, fundação da Fábrica Santa Catarina (Frigorífico Zucchetti).

- 1928: 31 de dezembro, pelo Ato nº.517 do vice-intendente em exercício, Gibrail Tigre, foi criada a aula na Barra Grande, posteriormente denominada Escola Municipal de 1º Grau Incompleto David Canabarro, Capela São José, e nomeada a professora Luíza Fiorio.

- 1930: 15 de janeiro, pelo Ato nº.3 do vice-intendente de Lagoa Vermelha, Gibrail Tigre, foram criadas duas escolas: uma na Linha 15 Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Olavo Bilac, e nomeado o professor Severino Cescon; outra no Cascais Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Joaquim Caetano, e nomeado o professor Pedro de Paula Flores.

- 1932: 24 de outubro, pelo Decreto nº.5127 do interventor Federal Dr. José Antônio Flores da Cunha, foi anexado Araçá ao município do Prata.

- 1932: 07 de novembro, através do Decreto nº.21 do Prefeito do Prata, Dr. Mário Difini, foi dada a Araçá a numeração de 4º distrito.

- 1935: 11 de fevereiro, fundação da Gruta Nossa Senhora de Lurdes.

- 1936: 27 de junho, criação do Grupo Escolar Silva Jardim, pelo Decreto nº.6241, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

- 1937: 01 de julho, pelo Ato nº.31 do Prefeito do Prata, Adolpho Schneider, foi extinta a aula de Araçá, criada em 1913.

- 1938: 13 de maio, criação da aula na Barra Grande pelo Ato nº.80 do Prefeito do Prata, Adolpho Schneider, posteriormente denominada Escola Municipal de 1º Grau Incompleto 7 de setembro, desvio Barra Grande, e nomeada a professora Eva Flores Machado.

- 1938: 31 de março, através do Decreto nº.7199, é elevada à categoria de cidade a vila de Prata e à categoria de vila os povoados de Araçá, Nova Bassano, Vista Alegre, Protásio Alves e Flores da Cunha (Paraí).

- 1938: 23 de maio, pelo Decreto nº.60 do Prefeito do Prata, Adolpho Schneider, foram delimitadas as áreas urbana e suburbana da vila de Araçá, sede do 4º distrito, cumprindo Decreto-Lei nº.311 do Governo Federal, baixado em 02 de março de 1938.

- 1940: 06 de janeiro, criação da Freguesia (Paróquia) São Tiago do Araçá e posse do Reverendo Pe. Alberto Peroni.

- 1944: 29 de dezembro, pelo Decreto-Lei nº.720 do Governo Estadual, foi fixada a divisão administrativa e judiciária do Estado, vigorando sem alteração de 1º de janeiro de 1945 a 31 de dezembro de 1948, estabelecendo os limites intermunicipais e interdistritais, e alterando o nome para Nova Araçá.

- 1947: 08 de março, através do Decreto Estadual nº.2308, foi criada a Escola Isolada junto à Fábrica Santa Catarina, posteriormente denominada Escola Estadual de 1º Grau Luiz e Isaías Zucchetti.

- 1950: 13 de outubro, inauguração da Igreja Matriz e Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

- 1951: 15 de janeiro, chegada das Irmãs Missionárias Zeladoras do Sagrado Coração de Jesus, fundando a Escola Paroquial Máter Amábilis, posteriormente denominada Escola de 1º e 2º Graus Máter Amábilis.

- 1961: 02 de janeiro, pelo Decreto nº.62 do Prefeito de Nova Prata, Guerino Somavilla, foram criadas duas escolas, uma na Barra Grande Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Vasco da Gama, Capela Santa Marta; e outra na Linha Andreazza Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Virgínio Barbisan.

- 1962: Início dos movimentos emancipacionistas do distrito de Nova Araçá.

- 1964: 22 de dezembro, pela Lei nº.4884, do Exmo. Sr. Governador do Estado, Eng. Ildo Meneghetti, foi criado o município de Nova Araçá.

- 1965: 12 de abril, foi instalado oficialmente o município de Nova Araçá e empossado o primeiro Prefeito: Lucídio Bernardes Todeschini.

- 1968: 15 de março, criação da Escola de 1º Grau Incompleto Santo Antônio, Linha Cascais.

- 1969: 31 de janeiro, posse do Prefeito Santo Coloritti.

- 1973: 31 de janeiro, posse do Prefeito Lucídio Bernardes Todeschini.

- 1977: 31 de janeiro, posse do Prefeito Celso Andreazza.

- 1982: 13 de maio, através da Lei nº.7658 do Governador do Estado do Rio Grande do Sul é anexada a Barra Grande ao município de Nova Araçá, antes pertencente a Nova Bassano.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade