A instalação do município de Nova Palma se deu a 28 de janeiro de 1961. O município de Nova Palma está situado na Zona Central do Rio Grande do Sul e está integrado ao sistema orográfico da serra de São Martinho e hidrográfico da bacia do Jacuí.
O Município, que possui uma área de 342,40 Km² e cobertura florestal de 141,86 Km², esta dividida em três distritos: o da sede-Nova Palma e dos distritos de Caemborá e Vila Cruz, possuindo ainda, cerca de 1000 Km de extensão em estradas municipais.
Antes de 1.110 anos a.C. o território nova-palmense era habitado por grupos indígenas transitórios caçadores e coletores, conforme atestam os "petróglifos" freqüentes na região.
Vinte séculos depois desta primeira ocupação, com o desenvolvimento da Quarta Colônia Imperial de colonização italiana, no Rio Grande do Sul, Silveira Martins, a partir de 1882, com a imigração espontânea, deu origem a vários núcleos interioranos, dentre eles o de "BARRACÃO", nome oriundo da construção do rústico barraco que abrigava os agrimensores e também os primeiros colonizadores, na margem direita do Rio Portella, hoje bairro da cidade.
Em abril de 1883, o engenheiro-chefe da Comissão de medição de Lotes, Dr. Manuel da Siqueira Couto, traçou o Plano Diretor da área de terras devolutas disponíveis na região.
Em primeiro de julho de 1884, funda Siqueira Couto, denomina o núcleo "Soturno", devido ao rio do mesmo nome, que serviu de travessão zero no loteamento.
Nos anos seguintes, até o fim de 1889 foram sucessivamente ocupados: Geringonza, Linha Cinco, Linha Sete, Linha Onze e baixadas do Jacuí. Com a vinda do Regime Republicano interrompeu-se praticamente o fluxo imigratório.
Inicialmente o território percenteu ao município de Rio Pardo, depois Cachoeira do Sul, seguida de São Martinho e finalmente a 14 de setembro de 1891 passa a pertencer a Vila Rica (hoje Júlio de Castilhos), como seu quinto distrito.
A 08 de abril de 1913, o Decreto Intendencial número 02, de Júlio de Castilhos, torna oficial o nome "Nova Palma". Denominação sugerida aos líderes locais, pela quantidade de coqueiros e palmeiras que aqui existiam.
A 29 de julho de 1960, a Lei Estadual 3.933, cria o município de Nova Palma, após plebiscito vitorioso.
Fonte: IBGE
Voltar