O local onde hoje está localizado o município de Pinhal era ponto de passagem obrigatório de tropeiros que se dirigiam da Região Nonoai à Chapecó, vindos dos Campos da Palmeira.
Por volta de 1900, Antônio de Gasperin aqui se estabeleceu com armazém de secos e molhados.
A proximidade com a cidade de Palmeira das Missões contribuiu para que, logo após o fim das lutas políticas, se desenvolvesse a imigração e início da colonização regular da região. As primeiras famílias oriundas da Região Colonial Italiana iniciaram o desbravamento do sertão e estabeleceram as primeiras lavouras diversificadas e a criação de suínos, sendo introduzido também o cultivo do trigo.
A origem do nome Pinhal remonta o início da colonização da região. Os imigrantes encontraram a denominação do Lajeado Pinhal nos Registros da Inspetoria de Terras e aproveitaram o mesmo para nomear a localidade.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Pinhal (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 535, de 20-04-1960, subordinado ao município de Palmeira das Missões.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Pinhal figura no município de Palmeira das Missões.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983 (suplemento).
Elevado à categoria de município com a denominação de Pinhal, pela Lei Estadual n.º 8.577, de 29-04-1988, alterada em seus limites pela Lei Estadual n.º 9.031, de 08-02-1990, desmembrado do município de Palmeira das Missões, Rodeio Bonito e Seberi. Sede no antigo distrito de Pinhal . Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.
Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE
Voltar