Romelândia

Santa Catarina

 

História de Romelândia - SC

HISTÓRICO e ORIGEM

A história da colonização de Romelândia deve-se principalmente, a iniciativa dos Irmãos Romeu e Roneci Gransotto, que abrindo estradas e construindo pontes, instalaram-se na GLEBA de terras que deram o nome de Romelândia, topônimo que significa Terra de Romeu.
Assim, logo no início da colonização, a localidade constituía-se no povoado com chácaras e lotes coloniais, exemplo das colonizações e povoamento da Região Oeste do Estado de Santa Catarina, foi marcado com a chegada de Colonos oriundos do Estado do Rio Grande do Sul e em especial das regiões campestres da terra gaúcha, das cidades de Guaporé, Sananduva, Três Passos, Passo Fundo, Caixas do Sul. Eram, portanto , agricultores cuja origem predominante era a Italiana, destacando-se ainda imigrante descendente Germânico, e os de origem, Luso - Hispânico - Brasileiro.

Com efeito, por volta de 1930, chegava o primeiro morador da área, Senhor Libório Antônio Antunes, seguido dos demais.A principal motivação da vinda destes imigrantes foi principalmente a perspectiva de adquirirem lotes de terras de boa qualidade para a agricultura, e a grande quantidade de madeira de lei existente .

Esse fator possibilitou, em 1942 a instalação da primeira indústria, a Madeireira Iguaçu Ltda. de Caxias do Sul -RS, que exportava a madeira para a Argentina através do Rio Uruguai.

Com a instalação da Indústria, em 1942 chegaram os primeiros habitantes no perímetro urbano e após na zona Rural. O primeiro imigrante Libório Antônio Antunes instalou-se na barranca do Rio Sargento, onde hoje se localiza a ponte que liga-nos ao município de São Miguel da Boa Vista.

Em seguida vieram os imigrantes sendo: Arthur Webler, Fredolino Fell, Osvaldo Grosler, André Metz, Valentim V. Rambo, Domingos Chies, Amando Ristow, Pedro Hubner, Bernardo Kotz, Arno R. Da Fonseca, Benno Wergutz, Carlos Urbano Fleck, João Bressam, Erwin Wrasse. Chegado os primeiros habitantes no perímetro urbano, com isso a colonização intensificava-se cada vez mais a independência de São Miguel Do Oeste, do qual era apenas um distrito, instalando-se por definitivo como Município no dia 23 de Setembro de 1963.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade